23 de setembro de 2022

Ninguém sabia que todos já sabem

Um suspense lento, tenso e com personagens profundos lidando com os juros do passado

Por Patrícia Vilas Boas 

São Paulo, 23 de setembro - O filme Todos Já Sabem ou Todos Lo Saben (2018) de Asghar Farhadi acompanha Laura e seus filhos de volta para um pequeno povoado espanhol para celebrar o casamento de um parente. Com um clima caloroso e receptivo, o contexto daquela família vai emergindo de forma natural. O clima se transforma após acontecer um infeliz incidente no meio da celebração, sobrando para os personagens de Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín e Bárbara Lennie para encontrar uma saída.

Asghar Farhadi consegue construir um suspense lento e sufocante ao mesmo tempo, desde o início do filme, a tensão é sentida. O ritmo do longa não muda em nenhum momento do filme, pelo contrário, mantém-se constante mesmo depois de tantas revelações ou, até mesmo, na solução do caso. 

Todos os detalhes se conectam e nenhum deles é dispensável para a construção da narrativa e aprofundamento dos personagens. Farhadi mostra um olhar sensível para todos aqueles que participam da trama. Um incidente dá início a uma sequência de revelações enquanto todos ali são considerados suspeitos. Os questionamentos de "quem?" e "por que?" aparecem mais de uma vez com palpites de quem poderia ser beneficiado com a situação. 

O cineasta iraniano Asghar Farhadi, já dirigiu filmes premiados como Um Herói, A Separação e O Apartamento, os dois últimos foram vencedores de Oscar de melhor produção em língua estrangeira. Em sua maioria, o diretor busca aplicar um estilo melodramático ao curta, que tenha ligação com seu histórico cultural no Irã. É possível observar reflexos da sua visão de mundo em suas obras e uma evolução notável em sua filmografia, com relação à enredo, estilo e núcleo.

Enquanto o filme Todos Já Sabem trabalha genialmente com o aprofundamento dos personagens, assuntos como política, religião, vícios e questões financeiras dão tom ao drama. O passado se transforma em um dos protagonistas da história, no qual, volta à tona cobrando juros. 

Assistir ao filme sem saber a sinopse não influencia na tensão que o começo traz, pois, na primeira cena o público já sabe que algo irá acontecer a qualquer momento. O filme incomoda por essa sensação de alerta no início, porém, consegue trabalhar o suspense sem cansar. A sensação é de estar ali acompanhando de pertinho cada passo e decisão que os personagens tomam devido a forma que a narrativa é construída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe comentários agradáveis!
Isso me incentiva ainda mais a postar coisas de bom conteúdo!

Equipe
-Patrícia
-Stephanie

myfreecopyright.com registered & protected